O novo
conceito de educação escolar deve ser capacitar o aluno para a vida e para o
mercado de trabalho. Ensinando os valores para exercício da cidadania e ao
mesmo tempo educando para competição do trabalho, moldando o seu caráter,
elevando o cognitivo para o raciocínio lógico e eficiente, capaz de obter
habilidades e sensibilidades para a realidade do cotidiano.
O século XXI apresenta a sociedade da
informação, em que o professor busca cada vez mais interagir-se com as novas
gerações, participando da democratização do acesso à informação. E esse novo
paradigma transforma a relação aluno-professor. As maneiras metodológicas
passam assim por mudanças radicais. Conceitos como o professor é o único
detentor do conhecimento não é mais aceito no mundo contemporâneo, como diz
Paulo Freire “a sala de aula é palco de ensaios”, onde docentes e discentes
estão em um constante aprendizado, há uma troca de experiências em que a educação
passa a ser entendida de uma forma horizontal. O papel do professor mediante a
explosão de informações é de auxiliar o aluno a entender as contradições que
são apresentadas, os pontos de vista diferentes de um mesmo assunto. É essencial que o professor amplie os
horizontes dos alunos para um mundo melhor.
Com tantos atrativos que o mundo oferece
é necessário que as salas de aula sejam bem arejadas, confortáveis e contar com
salas de multimídias e laboratórios funcionais, oferecendo metodologias
diversificadas para que o aluno realmente goste da escola e da aprendizagem que
ela ofereça. Neste mundo globalizado em que a educação passa por
questionamentos é fundamental que a formação dos profissionais da educação seja
vinculada também ao processo de informação e informatização. A sociedade vive
num mundo globalizado em que os avanços de uma área são aproveitados nas
demais. Dessa forma, uma vez disponibilizadas várias tecnologias da informação
que muda a visão e a cultura da sociedade deve a mesma ser aplicada
efetivamente ao ensino, de maneira eficiente e verdadeira. Usando tecnologias
que trazem agilidade, confiabilidade e flexibilidade de tempo, lugar e horário.
A evolução do material didático tecnológico expandiu. As instituições de ensino
com tecnologias apresentam um cenário de encanto, de praticidade e
flexibilidade: trabalhos, seminários, palestras, dentre outras sugestões,
tornando assim o ensino mais eficiente e atrativo, além de trazer uma
quantidade maior de informações em menor tempo.
A
escola que todos querem é a escola informatizada, pois, ela está inserida na
era digital popular. Há um maior número de pessoas utilizando esse importante
instrumento de comunicação: o computador. Este é um entre vários outros meios
de tecnologias que o professor tem como ferramenta para utilizar no
direcionamento pedagógico interdisciplinar, o maior beneficiado é o discente,
que é instigado pela dinâmica do processo aluno-professor-conhecimento. Um bom
trabalho vem acompanhado da escolha certa de meios instrumentais adequados para
o momento e conteúdo. A criatividade e capacitação do docente são essenciais no
manuseio de tecnologias para uma aula atrativa e marcante.
Os padrões tecnológicos apresentam uma
linguagem universal de extrema importância para os dias atuais, em que a tela
do computador é uma janela para o mundo. A interatividade das pessoas, as
especializações por todo o planeta encurtaram, devido à praticidade que o mundo
virtual nos traz em tempo mínimo e preciso. A entidade de ensino tem que estar
preparada para tais acontecimentos, enfim, é ela que é a formadora de todo o
processo de aprendizagem do cidadão, portanto é preciso estar bem atento às
novas formas de tecnologias, para não ficar ultrapassado, pois um diploma custa
caro, obter uma formação e ser iletrado eletronicamente não é possível. O
momento presente é oportuno para um letramento, pois o computador, a rede (web)
e a internet, possibilitam uma comunicação global, comunitária, colocando em
choque, as ideologias, as culturas, os contrastes e, no mesmo tempo, tornado
universal a união pelo mesmo objetivo, talvez bom para alguns e mal para
outros, depende do contexto. A maneira que esse rico material didático será
usado na educação dependerá da habilidade do professor regente, não estamos
vivendo mais na cultura do papel, a digitalização expandiu, por todos os lados,
e exige do docente uma nova forma de ensinar, questão essencial, em um mundo
que oferece coisas bem mais atrativas do que sala de aula, lousa, giz e
apagador. Quanto tempo é aproveitado, com o data-show, o notebook e programas
específicos, em aulas bem mais atrativas. Este é o melhor momento, não se pode
passar despercebido, a quantidade de atrativos que o mundo tecnológico oferece
para a educação, a escola que estiver buscando adequar aos tempos modernos
estará mais qualificada para atender o aluno e educá-lo para a vida e para o
mercado de trabalho, oferecendo um ensino atual e de acordo com os nossos dias.
Neste contexto é essencial a
interdisciplinaridade, a leitura, os temas transversais, a boa conduta do
professor, pois, ele é o exemplo para o aluno, o respeito pela vivência de
todas as partes pertinentes dentro do ambiente escolar, a educação doméstica,
horários e normas a serem cumpridas. A escola ideal é aquela que não perde ao
controle, quando percebe que é momento de mudanças, que não fica arraigada a
conceitos tradicionais, mas tem um olhar para uma nova era, que ao mesmo tempo
apresenta uma expansão grandiosa, dentro de uma caixinha de surpresas: mundo
virtual.
Léia Aparecida Silva
Professora
na Escola Estadual Lauriston Souza em Frutal, Triângulo Mineiro. Atuo na
disciplina de Geografia há 6 anos, no Ensino Fundamental e Médio. E no curso
técnico Pós-Médio Normal, Informática e Pesquisa Educacional. Graduada em
Docência do Ensino Superior, na área do conhecimento de Ciências Humanas, com o
tema: Os efeitos da utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino, um
assunto atrativo. Tenho prazer em ensinar e cozinhar!
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