quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Escola Ideal



 
         O novo conceito de educação escolar deve ser capacitar o aluno para a vida e para o mercado de trabalho. Ensinando os valores para exercício da cidadania e ao mesmo tempo educando para competição do trabalho, moldando o seu caráter, elevando o cognitivo para o raciocínio lógico e eficiente, capaz de obter habilidades e sensibilidades para a realidade do cotidiano.
       O século XXI apresenta a sociedade da informação, em que o professor busca cada vez mais interagir-se com as novas gerações, participando da democratização do acesso à informação. E esse novo paradigma transforma a relação aluno-professor. As maneiras metodológicas passam assim por mudanças radicais. Conceitos como o professor é o único detentor do conhecimento não é mais aceito no mundo contemporâneo, como diz Paulo Freire “a sala de aula é palco de ensaios”, onde docentes e discentes estão em um constante aprendizado, há uma troca de experiências em que a educação passa a ser entendida de uma forma horizontal. O papel do professor mediante a explosão de informações é de auxiliar o aluno a entender as contradições que são apresentadas, os pontos de vista diferentes de um mesmo assunto.  É essencial que o professor amplie os horizontes dos alunos para um mundo melhor.
      Com tantos atrativos que o mundo oferece é necessário que as salas de aula sejam bem arejadas, confortáveis e contar com salas de multimídias e laboratórios funcionais, oferecendo metodologias diversificadas para que o aluno realmente goste da escola e da aprendizagem que ela ofereça. Neste mundo globalizado em que a educação passa por questionamentos é fundamental que a formação dos profissionais da educação seja vinculada também ao processo de informação e informatização. A sociedade vive num mundo globalizado em que os avanços de uma área são aproveitados nas demais. Dessa forma, uma vez disponibilizadas várias tecnologias da informação que muda a visão e a cultura da sociedade deve a mesma ser aplicada efetivamente ao ensino, de maneira eficiente e verdadeira. Usando tecnologias que trazem agilidade, confiabilidade e flexibilidade de tempo, lugar e horário. A evolução do material didático tecnológico expandiu. As instituições de ensino com tecnologias apresentam um cenário de encanto, de praticidade e flexibilidade: trabalhos, seminários, palestras, dentre outras sugestões, tornando assim o ensino mais eficiente e atrativo, além de trazer uma quantidade maior de informações em menor tempo.
       A escola que todos querem é a escola informatizada, pois, ela está inserida na era digital popular. Há um maior número de pessoas utilizando esse importante instrumento de comunicação: o computador. Este é um entre vários outros meios de tecnologias que o professor tem como ferramenta para utilizar no direcionamento pedagógico interdisciplinar, o maior beneficiado é o discente, que é instigado pela dinâmica do processo aluno-professor-conhecimento. Um bom trabalho vem acompanhado da escolha certa de meios instrumentais adequados para o momento e conteúdo. A criatividade e capacitação do docente são essenciais no manuseio de tecnologias para uma aula atrativa e marcante.
      Os padrões tecnológicos apresentam uma linguagem universal de extrema importância para os dias atuais, em que a tela do computador é uma janela para o mundo. A interatividade das pessoas, as especializações por todo o planeta encurtaram, devido à praticidade que o mundo virtual nos traz em tempo mínimo e preciso. A entidade de ensino tem que estar preparada para tais acontecimentos, enfim, é ela que é a formadora de todo o processo de aprendizagem do cidadão, portanto é preciso estar bem atento às novas formas de tecnologias, para não ficar ultrapassado, pois um diploma custa caro, obter uma formação e ser iletrado eletronicamente não é possível. O momento presente é oportuno para um letramento, pois o computador, a rede (web) e a internet, possibilitam uma comunicação global, comunitária, colocando em choque, as ideologias, as culturas, os contrastes e, no mesmo tempo, tornado universal a união pelo mesmo objetivo, talvez bom para alguns e mal para outros, depende do contexto. A maneira que esse rico material didático será usado na educação dependerá da habilidade do professor regente, não estamos vivendo mais na cultura do papel, a digitalização expandiu, por todos os lados, e exige do docente uma nova forma de ensinar, questão essencial, em um mundo que oferece coisas bem mais atrativas do que sala de aula, lousa, giz e apagador. Quanto tempo é aproveitado, com o data-show, o notebook e programas específicos, em aulas bem mais atrativas. Este é o melhor momento, não se pode passar despercebido, a quantidade de atrativos que o mundo tecnológico oferece para a educação, a escola que estiver buscando adequar aos tempos modernos estará mais qualificada para atender o aluno e educá-lo para a vida e para o mercado de trabalho, oferecendo um ensino atual e de acordo com os nossos dias.
          Neste contexto é essencial a interdisciplinaridade, a leitura, os temas transversais, a boa conduta do professor, pois, ele é o exemplo para o aluno, o respeito pela vivência de todas as partes pertinentes dentro do ambiente escolar, a educação doméstica, horários e normas a serem cumpridas. A escola ideal é aquela que não perde ao controle, quando percebe que é momento de mudanças, que não fica arraigada a conceitos tradicionais, mas tem um olhar para uma nova era, que ao mesmo tempo apresenta uma expansão grandiosa, dentro de uma caixinha de surpresas: mundo virtual.  


Léia Aparecida Silva 
Professora na Escola Estadual Lauriston Souza em Frutal, Triângulo Mineiro. Atuo na disciplina de Geografia há 6 anos, no Ensino Fundamental e Médio. E no curso técnico Pós-Médio Normal, Informática e Pesquisa Educacional. Graduada em Docência do Ensino Superior, na área do conhecimento de Ciências Humanas, com o tema: Os efeitos da utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino, um assunto atrativo. Tenho prazer em ensinar e cozinhar!

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