quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Uma Escola Ideal




Uma Escola ideal para mim seria uma Escola com bons profissionais bem remunerados, docentes com a mesma linha de pensamento em relação aos alunos e uma Escola que acreditasse no Potencial de cada aluno.
Na realidade, uma escola precisa ser disciplinadora, com novas tecnologias, onde o aluno e professor seriam dedicados e saberiam fazer o necessário e não o desnecessário. Seria avisado sobre novidades e surpresas no ambiente de trabalho, os professores deveriam apresentar uma forma especial de fazer os alunos aprenderem, usando objetos, leituras, interpretações, escritas, com práticas e tecnologias modernas e atualizadas com a realidade social contemporânea, interagindo nos interesses de cidadania e torná-los pensadores, onde ambos seriam amigos e teriam mais afeto, e respeito; que houvesse compromisso e participação dos familiares.
Uma boa Instituição de Ensino não pode faltar professores motivados, interessados no desenvolvimento total de seus alunos, os profissionais e os alunos precisam preservar o ambiente escolar que está inserido. Os profissionais devem elaborar projetos e trabalhar em cima do que foi elaborado para que os alunos formem cidadãos criativos, cuidadosos, pensantes e responsáveis, que saibam valorizar as oportunidades oferecidas no decorrer de seus estudos e que a escola ofereça recursos e cursos regulares para a atualização de seus profissionais.
Nós professores, gostaríamos que os alunos adorassem as aulas, aprendessem, participassem e levassem a sério os estudos, mas isso não acontece, sempre há alunos que não querem assumir o compromisso com a escola.
Não podemos desistir, pois, uma escola ideal é persistente e inovadora, os professores através das novas tecnologias devem elaborar projetos com aulas diversificadas, danças, teatros, músicas, pinturas, aulas práticas em laboratórios, higiene pessoal e buscar sempre novidades interessantes para despertar a participação dos alunos.
A escola deve acolher todas as pessoas independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas. Ela visa à melhoria da qualidade da educação para todos independentes de raça, sexo, cor, idade, condições sociais e consciência e possam ter uma visão de conjuntos e parcerias da comunidade superando o novo, mudanças do Ideal para o Real.
Na verdade a escola do futuro deveria ser motivadora com profissionais responsáveis e democráticos. Uma escola em que pudesse ter salas frequentadas por alunos realmente estimulados a apreender.
 Uma escola em que os professores tivessem direito e liberdade de expor o que realmente sabem o que se passa no cotidiano de uma sala de aula e conhecem a realidade de cada aluno. Os professores devem ser orientados com precisão e pela gestão escolar e devem também saber de seus direitos e deveres conhecendo a lei que os ampara.
Assim sendo, podemos criar uma escola “ideal” de educadores trabalhando com sabedoria, amor, dedicação, em equipe, ter prazer no que faz compreensão e ética.
“A Escola Ideal é aquela que educa e exige o compromisso dos familiares”
“A Escola Ideal é aquela que recebe bem as pessoas, sejam elas quais forem”
“Uma escola Ideal é aquela que motiva os alunos através da leitura a desenvolver a capacidade intelectual e espiritual”

 
 
Josiany F. da Silva
Professora na Escola Estadual D. Pedro II do Município de União de Minas-MG e Orientadora Social do Programa Projovem Adolescente. Trabalho com o ensino de Informática Básica na Educação. Tem como áreas de interesse Informática na Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação: Criatividade e Multimídia, Educação à distância. Adora dividir conhecimentos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário