quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sonho... por isso existe! Minha escola






Um dia, após o almoço sentei na varanda de casa e um pensamento invadiu minha cabeça. Se iniciasse hoje, minha vida escolar, o que seria diferente?  Ou continuaria na mesma?
Algum tempo atrás... chego na escola aos 7 anos, o pré escolar não existia, ingressei direto para  o ensino fundamental no 1º ano,  onde fui alfabetizada usando a cartilha “Caminho Suave”, não foi muito suave, mas consegui e nos anos seguintes prossegui a formação inicial até o 4º ano, foi difícil, mas consegui, passei pelo desafio da admissão para entrar no ginásio que seria o 5º ano. Há um tropeço, repeti o 6º ano , mas continuei , terminei o 8º ano.  Pensei! Qual profissão seguir?  Achava lindo ser professora, então optei por cursar o magistério, fiz os 3 anos, no Magistério me realizei, meu desempenho foi ótimo, estava formada.
Ufa! Uma etapa vencida, já podia trabalhar naquilo que tinha escolhido.
Adormeci, e um lindo sonho iniciou.
A escola que quero para os meus alunos, e comecei a pensar.... há tem que ser um lugar lindo, livre e feliz , onde cada um vai aprender o que quiser e da maneira que mais lhe der prazer, sem cartilha mas com as palavras que são do meu  mundo, do que vivo.
Quem gosta de ler vai ler, quem gosta de matemática vai resolver problemas, os que gostam de ciências vai fazer experiências, outros vão para o  teatro, o circo, a pintura, o  museu  e cada um vai aprender com suas diferenças.
A escola de cores vibrantes: sala azul turquesa, cozinha amarelo ouro, biblioteca verde limão, laboratório rosa choque, quadro onde a alegria a música permeia todas as atividades.
Os professores, que felicidade!!! Salário justo compatível com a jornada cumprida. Na carga horária estaria contemplada sua formação a dedicação às atividades complementares. Tempo para ser feliz e viver bem com a família sem ter que escolher cuidar bem da casa, dos filhos e do lazer ou enfiar a cabeça em várias jornadas, para dar uma vida digna aos filhos.
O professor só teria que cumprir uma jornada. É ter tempo de ir ao cinema, ler um livro, ler o jornal, sem pressa.
O gestor, ah, este iria se preocupar com a escola bem equipada, o espaço físico, as verbas, a merenda e os projetos.
Quando chegasse as verbas todos seriam consultados onde aplicar, o que  atende a todos.
 Um professor disse:
_ Assistindo no jornal do Sonho, uma escola na capital em parceria conseguiu lousa digital em cada sala, os professores usavam de maneira diversificada, fazendo as experiências e a geometria em 3D, mandar e receber email, fazendo teleconferência com o parceiro. Que gostaria de saber se o material contribuiu para o prazer dos alunos em estar na escola.
A resposta foi unânime, sim estamos muito orgulhos. E nossa escola também buscou parceria e consegui em pouco tempo as lousas digitais.
Os alunos ao chegar à escola, são recebidos pelos mais velhos que ajudava na descoberta do que querem fazer: brincar, conversar, e descobrir forma de aprender.
Para os amantes da leitura criamos um pé de livros, acho que já vi isto em algum lugar e deu certo, na minha escola, debaixo da um lindo Pau Brasil, bem no meio de um gramado fofo, com cheiro de relva molhada, ouvindo o canto dos pássaros, o zunido das abelhas, o barulho das borboletas e ate mesmo o som das formigas, vamos colhendo livros e nos divertido com as fabulas, os contos, os gibis, os jornais, as revistas, que festa!
No pátio com cores brilhantes temos amarelinha, jogos de roda, passar anel, pique esconde cabra cega em outros, mas nada de correria, gritos, brigas, tudo muito lento, mas divertido, parecendo que estamos flutuando nas nuvens, sabe, o professor também brinca e diverte com os alunos.
O lanche e colhido na horta que junto com o Senhor Pedro é plantado, aguado e ate colhido. Tem pomar com frutas, subimos no pé para colher laranja, jabuticaba, mexericas.
O Senhor Quinzinho tem uma pequena chácara a poucos quarteirões lá vive entre muitos animais, duas vaquinhas e dois bezerros, o Malhado e o Caramelo, são lindos e levados.
Na visita podemos trazer o leite para a merenda, que delicia leite direto do produtor ao consumidor.
Como é divertida a aula de bolinhas de sabão, primeiro fazemos o material para ser usando, enquanto brincamos, aprendemos grandes, médias, pequenas, altas, baixas e muitos outros conceitos, soltando as bolinhas de sabão.
Avaliação? Sim é claro que tem, mais são os resultados em forma de ações realizadas com prazer, quanto mais prazer, melhores os resultados.
E os registros? Sim temos cada um vai descrever seu aprendizado ou se precisar pode se repetir para entender o processo.
A mudança de turma ocorre sempre que venci desafios, após a realização de algumas ações definidas para aquela idade, e amadurecimento, sem esquecer que o prazer mora neste lugar.
No sonho me perguntava quais os resultados que teremos no final de uma década com esta escola.
E descobri que o mais interessante é que algumas formas de aprender por mais tempo que se passa, permanece igual, sabendo que muda o tempo, a geração, mas o professor será sempre o agente de transformação das novas gerações, cabe a ele o papel fundamental de tornar a escola um espaço de prazer.
Mesmo que muitos digam que o professor será substituído pelas novas tecnologias, isto só vai acorrer, se ele deixar de acreditar na sua força e no seu poder de motivação.
Qual não foi o meu espanto ao acordar e sentir que podemos ter na escola um lugar legal onde meus netinhos, sobrinhos, afilhados serão os novos usuários deste espaço em constante mudança.


Marta Correia
 Professora do Nucleo de Tecnologia Educacional de Uberaba- Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, trabalho na formação do professores da rede pública do Polo de Uberaba na  área de tecnologia da informações e comunicação -  A escola dos meus netos tem alguma coisa da escola que estudei ou será mera semelhança....


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