quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pesadelo de hoje: Escola Ideal



     

Amanhã é a colação de grau de uma amiga a qual convivi todo meu colegial. Isso me transporta para uma sessão nostalgia. Lembrar-me do Colegial é lembrar-me da fila imensa para o almoço, intervalo no quiosque, fofocas, truco, ônibus lotado, olhares pelos corredores, aulas cabuladas no shopping, brigas idiotas, pessoas idiotas, noticias tristes, advertências sem razões, beijos escondidos, namoro proibido, amor e ódio na família, e haja rapidez pra digitar tantas lembranças que me veem a mente e cautela para não digitar algumas. Afinal não quero que tenham tanta má impressão de mim logo de início, esperem até o final para terem certeza.
Há cinco anos eu era muito parecida com o que sou hoje, um pouco mais magra, mas tudo bem estou aprendendo a lidar com isso. Além dessa grave mudança mudaram também meus pensamentos sobre a escola. Como eu era ingênua em acreditar na existência de uma escola ideal. Pois é antes eu acreditava nisso hoje não caio mais nessa pegadinha. Como a escola poderia ser ideal? No momento em que ela se afirmasse como sendo tal estaria decretando sua falência. Quantas e quantas escolas existem com os lemas mais bonitos e são repletas de infelicidade. A faculdade é um bom exemplo disso, minha felicidade diminui a cada dia, mas isto é papo pra outra hora.
A escola não pode ao mesmo tempo ser ideal para o aluno e ideal para o professor! Talvez eu só perceba isso, pois, estou numa fase única da minha metamorfose, hoje sou metade aluna e metade professora. Notaram? Sou uma aberração! E vocês nem imaginam quanto distúrbio essa metamorfose causa na minha cabeça. Mas acredito que vocês vão conseguir me entender, façam um esforço e se lembrem de quando vocês eram alunos, que tipo de escola vocês tinham como sonho? Seria a mesma que vocês sonham hoje? Duvido.
Não existe escola ideal, pois o meu sonho é diferente do seu, e meu sonho também muda constantemente, o que era ideal para mim ontem, amanhã pode não fazer o menor sentido, e é um pesadelo ter de viver em um sonho que já acabou. Acredite em mim sei do que estou falando.
Ideal é aquilo que fazemos com amor. Se você não ama a escola que estuda vá embora. Se você não ama seu trabalho peça demissão e ajude a transformar a escola em um lugar melhor.


Thaiane Abrascio Porfírio
Técnica em Agroindústria, graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas. No momento gosto da área de Tecnologias de Ensino Aprendizagem e tudo que envolva criatividade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário