quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Nada Além De Um Sonho!!!





Eu tive um sonho e, vou te contar! Sonhei com uma escola exemplar!
A escola do meu sonho é uma escola diferente, tem pião, pula-se lá, e tem um jeito de ensinar que é só dela.
Na "minha" escola, os estudantes aprendem fazendo, são sempre convidados a observar, experimentar, veem a relação entre o conhecimento e a sua vida, não são meros ouvintes, mas produtores de conhecimento.
Os professores são orientadores apaixonados. Ao lerem uma poesia, fazem as emoções pairar no ar; ao indicarem um livro, conhecem como transformar um personagem num espelho e, ao mesmo tempo, em janelas. Conseguem mostrar como o passado perdura no presente e influencia o futuro - e o que "eu" tenho a ver com essa eterna passagem. Mostram que a gramática não é um amontoado de normas, mas meio de expressão. Ciência não se resume a fórmulas, ela é o encanto da metamorfose. Nessa "minha escola", arte e filosofia devem ter tanta importância quanto à língua portuguesa ou a matemática.
Na escola do meu sonho o entrosamento é tão grande que as carteiras deixam de ser riscadas, os banheiros permanecem sempre cheirosos e as salas, as dependências e o pátio nunca sujam.
Nesse lugar, as cores, finalmente, são entendidas e respeitadas. Os direitos são iguais a todos. As trocas de ideias sobre religiões são discutidas e ninguém diz mais que a sua crença é que é a certa, pois o objetivo é entender o pensamento diferente. Os pobres e os ricos são tratados da mesma maneira e aprendem.
A escola do meu sonho é bem grande, tão grande que atinge a dimensão das minhas curiosidades, os moldes das minhas necessidades de crescer. É um espaço acolhedor, onde eu me sinto bem em estar, sou recebido com carinho, respeitado como cidadão. Uma escola que me ajuda a dar asas ao meu desejo de aprender, que proporciona condições para desenvolver o meu potencial e oportunidades para expor minhas ideias, para aprender errando, discutindo; para encontrar nos estudos a estrutura para evoluir.
A escola do meu sonho não tem muros altos que escondem os horizontes do mundo, as cores, as flores, a vida. Não é aquela que, arbitrariamente, vê o aluno por um só prisma, mas o vê como um ser único e completo, em todas as suas facetas e façanhas, em todas as suas competências e habilidades. Não é aquela que utiliza o erro para punir, mas para avançar e faz deste erro um degrau para a aprendizagem.
A escola do meu sonho remunera bem e oferece condições para que seus educadores se atualizem e conheçam outros horizontes.
A escola do meu sonho encoraja, questiona, instiga, faz pensar, ser e acontecer. Os professores não ensinam, aprendem a aprender e auxiliam no aprendizado. Ocupa-se na busca de novos caminhos para auxiliar alunos e seguidores a se tornarem mais humanos, responsáveis, integrados e capazes de viverem em harmonia consigo mesmo e com os outros. Abre portas para os alunos e seus mestres enxergarem os horizontes e o que tem por detrás deles.
A escola do meu sonho está ligada ao prazer de apreender, repleta do lúdico, ligada à dança, à música, à poesia, à compreensão dos valores, lidando com as emoções, com as descobertas, buscando através das pesquisas o aprender a ser, a viver e a conviver. Lá se compartilham espaços, dividem-se ambientes, somam-se ensinamentos, vive-se em conjunto.
Na escola do meu sonho normalmente no outono, os alunos sentam-se calmamente no banco do jardim, e deliciam-se com a sinfonia do desfolhar das árvores. Ninguém tem pressa, ninguém corre de um lado a outro. O tempo flui como tarde descansada, como dia de férias, como colo de mãe. Tudo é feito a medida do homem e da criança.
Nesta escola não há gritos. O maior não grita com o menor, o menor não grita para chamar atenção. Os professores quando falam, falam com os olhos, com os gestos, com o corpo, com as mãos e principalmente com o olhar. O olhar atento de quem ama, e sabe que não há nada mais importante para o crescimento do que ser olhado como único, como pessoa especial.
Apenas mais um sonho!


 

Vânia Cristina da Silva Rodrigues
Professora do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário