Ao
questionarmos os alunos sobre a escola ideal, podemos obter respostas variadas
e muitas vezes surpreendentes, demonstrando que têm uma opinião formada de tal
modo que, são relevantes para a melhoria do ensino aprendizagem, aparentando
serem prováveis leitores do educador e escritor Rubens Alves. Desde em não ter
aulas e nem professor, ao uso das novas tecnologias, são respostas que vem ao
encontro da sua realidade.
E
esta escola existe, mas está adormecida em cada um, desejando despertar. Em
alguns momentos acorda, mas logo começa o processo de hibernação, imposto pelo
sistema ou burocracia que a considera radical, e ou almeja dados estatísticos
para cumprir critérios impostos. A estrutura está pronta, a escola conta com
recursos, que em cada época são necessários na educação, e muitas vezes são
inovadores. O que temos precisa ser explorado e sair dos armários, perderem o
medo de danificar com o uso.
Alguns
recursos tecnológicos como o projetor ProInfo, que chegaram a muitas unidades
escolares e ainda permanecem guardados em suas bolsas, sem uso ou utilizados
apenas como recurso nas reuniões administrativas e pedagógicas, precisam
exercer o seu verdadeiro objetivo, de auxilio na sala de aula, assim levar
tecnologias e inclusão digital. O laboratório
de informática, com o sistema operacional Linux é outro exemplo, da dificuldade
e restrição de tal uso e que também muitas vezes não são utilizados, devido a
dificuldade do uso do referido ambiente.
O
aluno do século XXI é bem diferente do final do século passado, em vários
aspectos. Pois vive em um período de transição, devida as transformações e
conhecimentos que se multiplicam a cada instante. Nesta sociedade globalizada,
assimilar e ordenar o conhecimento exige maturidade, que se consegue a partir
da vivência em confronto com a realidade.
O
papel da escola e do educador é de fundamental importância neste contexto.
Assim apresentar aulas em que o aluno sai do mero receptor e ocupe o seu papel
de agente transformador da sociedade. Sendo o interlocutor da construção do
ensino aprendizagem. Recursos como
plataforma Moodle, disponíveis gratuitamente e de fácil instalação em nossos
laboratórios, pode ser utilizado na construção colaborativa. Com fórum, wiki,
webquest, que são meios que favorece os ambientes interativos de aprendizagem.
É
possível vencer paradigmas. A escola encontra em meio ao desafio de passar por
esta radicalidade.
Carlos Dias da Silva
Professor
de Educação Básica - Secretaria de Estado Educação de Minas Gerais,
trabalha com as disciplina de História e Geografia desde de 1994. Tem como área
de interesse no ensino aprendizagem as chamadas novas tecnologias. Frase do
texto: E esta escola existe, mas
está adormecida em cada um, desejando despertar.
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