quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Uma Escola Ideal



Ao questionarmos os alunos sobre a escola ideal, podemos obter respostas variadas e muitas vezes surpreendentes, demonstrando que têm uma opinião formada de tal modo que, são relevantes para a melhoria do ensino aprendizagem, aparentando serem prováveis leitores do educador e escritor Rubens Alves. Desde em não ter aulas e nem professor, ao uso das novas tecnologias, são respostas que vem ao encontro da sua realidade.

 
 
E esta escola existe, mas está adormecida em cada um, desejando despertar. Em alguns momentos acorda, mas logo começa o processo de hibernação, imposto pelo sistema ou burocracia que a considera radical, e ou almeja dados estatísticos para cumprir critérios impostos. A estrutura está pronta, a escola conta com recursos, que em cada época são necessários na educação, e muitas vezes são inovadores. O que temos precisa ser explorado e sair dos armários, perderem o medo de danificar com o uso.

 Alguns recursos tecnológicos como o projetor ProInfo, que chegaram a muitas unidades escolares e ainda permanecem guardados em suas bolsas, sem uso ou utilizados apenas como recurso nas reuniões administrativas e pedagógicas, precisam exercer o seu verdadeiro objetivo, de auxilio na sala de aula, assim levar tecnologias e inclusão digital. O laboratório de informática, com o sistema operacional Linux é outro exemplo, da dificuldade e restrição de tal uso e que também muitas vezes não são utilizados, devido a dificuldade do uso do referido ambiente.

O aluno do século XXI é bem diferente do final do século passado, em vários aspectos. Pois vive em um período de transição, devida as transformações e conhecimentos que se multiplicam a cada instante. Nesta sociedade globalizada, assimilar e ordenar o conhecimento exige maturidade, que se consegue a partir da vivência em confronto com a realidade.

O papel da escola e do educador é de fundamental importância neste contexto. Assim apresentar aulas em que o aluno sai do mero receptor e ocupe o seu papel de agente transformador da sociedade. Sendo o interlocutor da construção do ensino aprendizagem.  Recursos como plataforma Moodle, disponíveis gratuitamente e de fácil instalação em nossos laboratórios, pode ser utilizado na construção colaborativa. Com fórum, wiki, webquest, que são meios que favorece os ambientes interativos de aprendizagem.  
É possível vencer paradigmas. A escola encontra em meio ao desafio de passar por esta radicalidade.


 
Carlos Dias da Silva
Professor de Educação  Básica - Secretaria de Estado Educação de Minas Gerais, trabalha com as disciplina de História e Geografia desde de 1994. Tem como área de interesse no ensino aprendizagem as chamadas novas tecnologias. Frase do texto: E esta escola existe, mas está adormecida em cada um, desejando despertar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário