quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A escola que sonho...





Eu sonho com uma escola em que os educandos encontrem um ambiente acolhedor de paixão e que tenham obsessão sim, mas pelos estudos, educandos mais interessados, mas também educadores com ideias inovadoras, criativas, educadores mais carismáticos, carinhosos, interessados, menos cansados, melhor remunerados.
 Sonho com uma escola onde os educandos e educadores não se preocupem apenas com a necessidade de pontuações para passar de ano, mas que preocupem também com valores formadores de cidadãos conscientes e questionadores.
Que os educandos portadores de necessidades especiais tenham um espaço especial, um atendimento diferenciado acima de tudo com respeito e dignidade, respeitando o tempo individual de cada conforme sua dificuldade.
Ah, como eu sonho com uma escola em que as famílias não transfiram obrigações de pais para a professora, pais que não abandonam os filhos na porta da escola e busquem só no final do dia, queria que eles entendessem que são os pais os primeiros mestres de uma criança.
Sonho ainda que na escola a relação professor aluno não seja meramente tratada como um consumidor e um fornecedor, que não se tratem como objetos, mas que tenham uma relação amigável, solidária, significativa, produtiva, criativa e respeitosa.
E como professora eu sonho com uma escola que me forneça tempo para ler, refletir, estudar, pesquisar, que não me cobre apenas papéis, porque papel é fácil de preencher, complexo é atingir a alma de um aluno, fazendo com que ele transfira todos os seus problemas emocionais ou de aprendizagem para um mundo fantástico, imaginário e assim auxiliando para que ele consiga viver uma outra versão da vida e atingir melhor desempenho na escola, pois somos cobrados por quantidade e não por qualidade...
Sonho com uma escola em que o silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse.
Que todos os professores se ajudam, sejam solidários e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para eles, que se possa respirar liberdade, mas que se comprometa sempre com o melhor.
Sonho com uma escola moderna, com uso das tecnologias em favor do professor e dos alunos, pois há vários recursos norteadores e facilitadores para a construção da aprendizagem seja dos alunos ditos normais e dos ditos especiais, e também auxiliadores do professor enriquecendo sua prática pedagógica.
E no espaço físico, ah, eu sonho com uma escola colorida, espaçosa, com salas adequadas para portadores de necessidades especiais, com adequação para suportar qualquer tipo de tecnologia que eu queria usar, afinal o uso da TIC’s é fundamental para uma escola inovadora e diferenciada, banheiros adequados, refeitórios dignos com alimentações saudáveis e gostosas conforme as crianças gostam, lousa digital, um parque fantástico onde se aprenda mais que brincar, que faça dele um espaço acolhedor repleto de fontes de aprendizagem, laboratórios de informáticas, sala de estudos individuais e em grupo, bibliotecas, sala de artes (cênicas, plásticas...), laboratório de experiências, quadras esportivas, ...
Enfim, nessa escola que sonho nem tudo é perfeito, mas é real, é justo, é sincero, é humano, é funcional, é racional, é sensato, é repleto de afeto, é um espaço onde a aprendizagem é prazerosa e a arte de professora é respeitada e apreciada!




Tressillian Damasceno
Graduada em Pedagogia - Educação Especial, Magistério Superior, Pedagogia, Administração de empresas e Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora do Tempo Integral da Escola Estadual Fidélis Reis e professora do 4º ano de escolaridade da Escola Municipal Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário