Eu
sonho com uma escola em que os educandos encontrem um ambiente acolhedor de
paixão e que tenham obsessão sim, mas pelos estudos, educandos mais
interessados, mas também educadores com ideias inovadoras, criativas,
educadores mais carismáticos, carinhosos, interessados, menos cansados, melhor
remunerados.
Sonho com uma escola onde os educandos e
educadores não se preocupem apenas com a necessidade de pontuações para passar
de ano, mas que preocupem também com valores formadores de cidadãos conscientes
e questionadores.
Que
os educandos portadores de necessidades especiais tenham um espaço especial, um
atendimento diferenciado acima de tudo com respeito e dignidade, respeitando o
tempo individual de cada conforme sua dificuldade.
Ah,
como eu sonho com uma escola em que as famílias não transfiram obrigações de
pais para a professora, pais que não abandonam os filhos na porta da escola e
busquem só no final do dia, queria que eles entendessem que são os pais os
primeiros mestres de uma criança.
Sonho
ainda que na escola a relação professor aluno não seja meramente tratada como
um consumidor e um fornecedor, que não se tratem como objetos, mas que tenham
uma relação amigável, solidária, significativa, produtiva, criativa e
respeitosa.
E
como professora eu sonho com uma escola que me forneça tempo para ler,
refletir, estudar, pesquisar, que não me cobre apenas papéis, porque papel é
fácil de preencher, complexo é atingir a alma de um aluno, fazendo com que ele
transfira todos os seus problemas emocionais ou de aprendizagem para um mundo
fantástico, imaginário e assim auxiliando para que ele consiga viver uma outra
versão da vida e atingir melhor desempenho na escola, pois somos cobrados por
quantidade e não por qualidade...
Sonho
com uma escola em que o silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho
do desinteresse.
Que
todos os professores se ajudam, sejam solidários e constituam uma força social
capaz de exigir condições justas para eles, que se possa respirar liberdade,
mas que se comprometa sempre com o melhor.
Sonho
com uma escola moderna, com uso das tecnologias em favor do professor e dos
alunos, pois há vários recursos norteadores e facilitadores para a construção
da aprendizagem seja dos alunos ditos normais e dos ditos especiais, e também
auxiliadores do professor enriquecendo sua prática pedagógica.
E
no espaço físico, ah, eu sonho com uma escola colorida, espaçosa, com salas
adequadas para portadores de necessidades especiais, com adequação para
suportar qualquer tipo de tecnologia que eu queria usar, afinal o uso da TIC’s
é fundamental para uma escola inovadora e diferenciada, banheiros adequados,
refeitórios dignos com alimentações saudáveis e gostosas conforme as crianças
gostam, lousa digital, um parque fantástico onde se aprenda mais que brincar, que
faça dele um espaço acolhedor repleto de fontes de aprendizagem, laboratórios
de informáticas, sala de estudos individuais e em grupo, bibliotecas, sala de
artes (cênicas, plásticas...), laboratório de experiências, quadras esportivas,
...
Enfim, nessa escola que sonho nem tudo é perfeito, mas é real, é justo, é sincero, é humano, é funcional, é racional, é sensato, é repleto de afeto, é um espaço onde a aprendizagem é prazerosa e a arte de professora é respeitada e apreciada!
Tressillian Damasceno
Graduada em Pedagogia - Educação Especial,
Magistério Superior, Pedagogia, Administração de empresas e Pós-graduada em
Psicopedagogia. Professora do Tempo Integral da Escola Estadual Fidélis Reis e
professora do 4º ano de escolaridade da Escola Municipal
Uberaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário