quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sonho possível? Depende de quem?




Ilustrador
Equipa Residente da Alice




Falar sobre a escola ideal é como entrar num sonho no qual a viagem depende de muitos. No que se refere aos políticos que sejamos mais conscientes ao elegê-los, e as políticas que sejamos mais insistentes e rígidos com o que nos ofende.
Pensando no espaço físico as escolas atuais parecem prisões, sonho com um local no qual as crianças tenham liberdade, que possam olhar pela janela e enxergar a sua volta sem restrições. Um local que tenha vários laboratórios, não só de informática e ciências, mas laboratórios de invenções, no qual elas possam criar os seus brinquedos, que suas ideias se tornem realidade, evidentemente dentro do possível, mas que se tenham espaços para pensar e colocar os pensamentos em prática. Já pensou numa sala de cinema para se assistir e também um espaço se produzir filmes? Nossos alunos com certeza seriam excelentes protagonistas! E uma sala para pinturas, outra para dança, para teatro, enfim espaços que despertem a criatividade no ser humano. Já pensou se nas paredes tivessem diversas obras de arte, quadro ou pinturas de diferentes épocas? Agora não só salas de aula com lousas digitais e interativas, mas também sala de professores confortáveis com gabinetes para cada professor, salas de coordenação possíveis de atendimento e organização, secretaria informatizada, cantina com material suficiente e equilibrado para atender os alunos e todos os funcionários. Quadras cobertas e que atendam a diversas modalidades de esporte, bem como piscina para realização de esportes aquáticos. Espaço para se plantar uma horta e muitas flores. Enfim, um espaço físico bonito, sem pichações, limpo, arejado, iluminado, acolhedor e que encante aqueles que entram e os que nele permanecem.
Que estudantes entrariam nessa escola? Todos interessadas em criar, inventar, estudar... É uma escola de tempo integral na qual se possa assistir aulas e também participar efetivamente dessas aulas, se possa estudar, criar/produzir. Entram, nessa escola, estudantes educados que tratam bem os seus colegas, bem como os professores, dirigentes e funcionários da escola. Estudantes que saibam dialogar, que queiram viver experiências diferentes e serem atores delas, que visualizam o estudo não só como uma forma de alcançar o sucesso, mas como conhecimento, como descoberta, como um legado que carregará e que é único, pois cada um tem uma forma de processar a informação. Pessoas que utilizem livros para estudar, bem como os recursos tecnológicos. Seres humanos criativos, críticos e que saibam compartilhar o conhecimento!
A participação dos pais na escola também é de sua importância. Na escola sonhada os pais frequentemente vão à escola não só para deixar os filhos, quando isso acontece, mas são pessoas interessadas em saber como é comportamento do seu filho. São pais educados e que se dedicam para que seus filhos também sejam. Pais que procuram aprender com a escola e também ensinar o que sabem, ou seja, nessa escola, os pais também são convidados a oferecem palestras, oficinas para os estudantes. São convidados a se integrarem à escola por meio de atividades extraclasse realizadas. Então os pais são pessoas extremamente ativas na escola.
Quanto à comunidade externa, na escola dos sonhos é uma comunidade participativa, que busca interagir com a escola visando a sua melhoria. Comunidade que se envolve com os projetos da escola e também propõe projetos. Uma comunidade ativa!
A escola dos sonhos é uma escola de tempo integral não só para os alunos como também para os professores, dirigentes e funcionários. Local no qual os professores possam preparar as suas aulas. É um lugar com muitos professores interessados em ensinar e, principalmente, em aprender. Professores educados, criativos, qualificados que queiram oportunizar experiências diferenciadas a seus alunos. Experiências que possibilitem os alunos serem autores do seu conhecimento, que tenham empowering. Professores que consigam dialogar com seus pares e produzirem aulas, materiais juntos e estabeleçam a relação entre os saberes. Professores que divulguem as produções da sala de aula, que recebam bons salários e tenham condições de exercer a docência com dignidade. Sujeitos que estejam em constante formação, que sejam politizados, críticos e reflexivos.
Constante presença não só na escola como nos respectivos órgãos solicitados é o que se espera da equipe dirigente. Uma equipe capacitada, criativa, educada, que não mede esforços para que a escola se destaque. Organização, respeito, coerência, criatividade, eficiência, liderança são características fundamentais à equipe.
Enfim, para que o sonho vire realidade depende de mim, de você e de tantos outros que precisam se compromissar com a Educação no nosso país. Entretanto, as minhas ações fazem muita diferença, por isso tentar trazer o sonho para a realidade, pelo menos no que depende de mim, é um dever.




Váldina Gonçalves Costa
Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM em Uberaba-MG. Trabalhou por duas décadas com o Ensino de Matemática para a Educação Básica e trabalha a mais de uma década com a Licenciatura em Matemática. Tem como áreas de interesse a formação de professores, as práticas educativas e o ensino de Matemática. Adora fazer festa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário